Ilustração com a sintonia da 89.1 FM de Rio Claro (SP) / tudoradio.com

O processo de migração AM-FM continua evoluindo no Brasil, mas em um ritmo um pouco mais lento, devido ao menor número de emissoras que faltam para concluírem o processo de ida do AM para o FM. Mas é possível que o ritmo de entrada de novas FMs no dial seja novamente acelerado, já que foram divulgadas recentemente autorizações e consultas públicas relacionadas ao assunto, conforme acompanhado pela redação do tudoradio.com. Até o fechamento deste texto, eram 1.163 migrantes do AM ativas em FM, com o estado de São Paulo tendo o maior número de rádios nesta condição: 184. O Mapa da Atualização do tudoradio.com acompanha em tempo real a movimentação. Acompanhe os detalhes:

Em junho, os destaques relacionados às migrantes AM-FM foram incrementos de porte técnico e até trocas de canais, já numa movimentação normal para FMs já estabelecidas. Um exemplo foi a Jovem Pan News FM 89.1 de Rio Claro, no interior paulista, que, para fugir de uma sintonia mais congestionada em sua região, poderá ampliar sua classe de operação ao deixar a frequência 106.1 FM, usada por ela desde 2023. A origem da estação é a sintonia AM 1410.

Casos como esses são comuns. A própria primeira emissora a migrar do AM para o FM no Brasil também já passou por isso: em 2016, a Rádio Progresso FM de Juazeiro do Norte, originada do AM 1310, migrou para FM 97.9 e, em dezembro de 2019, teve alteração técnica com troca de sintonia no interior cearense, hoje operando em FM 105.1.

Essas mudanças são possíveis mediante viabilidade técnica no dial FM para ampliação do porte técnico, sendo um processo comum para as FMs solicitantes. Porém, as mudanças regulatórias dos últimos anos, que permitiram uma maior ocupação do dial FM convencional (88.1 FM a 107.9 FM), possibilitaram novas adequações em áreas de maior ocupação do dial, caso de Rio Claro. A ida de algumas migrantes AM-FM do FM estendido (76.1 FM a 87.3 FM) para o FM convencional — a exemplo da Rádio Banda B FM 89.7, que estava em 79.3 FM em Curitiba — também foi possível após esse novo cenário, e nesses casos específicos, houve redução de classe operacional, e não aumento de porte técnico.

Já sobre a evolução de novas migrantes no dial FM, junho contou com a entrada da Super Rádio Cristal FM 98.7, da Super Rede Boa Vontade, em Salvador. A emissora baiana estreou oficialmente no último dia 12, originada na frequência AM 1350. Outra capital estadual que recebeu uma nova AM no FM foi Porto Velho (RO), com a estreia da Rádio Antena Hits FM 102.5, originada em AM 800.

O período desde a última publicação de levantamento do tudoradio.com sobre a migração AM-FM, ocorrida em maio, também teve a consolidação da TH+ Prime FM 104.7 no dial de Ribeirão Preto (SP), migrante originada em AM 790, a entrada da Rádio Cultura FM 89.9 de Assis (SP), vinda da AM 1020, da Multisom Cataguases FM 93.9 de Cataguases (MG), vinda da AM 550, entre outras.

Por estado

Em relação ao número de migrantes AM-FM ativas no FM em cada estado, cinco unidades da federação atingiram a marca centenária nessa contagem: São Paulo (184), Paraná (146), Minas Gerais (128), Rio Grande do Sul (105) e Santa Catarina (100). Bahia (59), Ceará (56), Mato Grosso (47), Goiás (44) e Mato Grosso do Sul (44) também contam com números relevantes. Consulte a lista completa [aqui] ou acesse

Confira aqui as últimas notícias publicadas pelo tudoradio.com sobre a Migração AM-FM

O levantamento da migração AM-FM feito pelo tudoradio.com

O número é relacionado ao levantamento feito pelo tudoradio.com nos dials AM/FM no portal. Até o fechamento deste texto, o guia Dials FM/AM do tudoradio.com contava com 1.163 estações indicadas como migrantes AM-FM ativas em FM. Na contagem o portal só considera emissoras já ativas em FM.

levantamento completo (inclusive o número de migrantes por estado) pode ser acompanhado aqui. A atualização é diária, também sendo relatada pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

A migração do AM para o FM + eFM

Entre a assinatura do decreto 8.139, em 2013, pela então presidente Dilma Rousseff, no dia 7 de novembro de 2013 (Dia do Radialista), até a autorização da primeira migrante AM-FM ir ao ar em FMtranscorreram mais de dois anos. Este processo culminou em 18 de março de 2016 com a Rádio Progresso FM de Juazeiro do Norte (anteriormente em AM 1310, migrou para FM 97.9, e atualmente opera em FM 105.1).

O eFM, conhecido como FM estendido, que abriu a faixa de FM entre 76.1 FM e 87.3 FM, surgiu como solução para acomodar as migrantes AM-FM em regiões onde a ocupação do FM convencional (88.1 FM a 107.9 FM) estava saturada. Muitas estações que planejavam migrar para o eFM encontraram espaço na faixa convencional após acordos de redução de potência, acelerando o processo em alguns casos e retardando em outros.

Em 2014, a indústria de rádio realizou o primeiro teste em FM estendido, com a transmissão da então Jovem Pan AM 620 em São Paulo, operando por um ano em 84.7 FM. Apesar de não terem sido identificadas interferências nos canais 5 e 6 de TV analógica, o FM estendido só começou a ser usado em 7 de maio de 2021, após a digitalização da TV. Naquele momento, 9 estações eFM foram ativadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Brasília, incluindo migrantes AM-FM e novas FMs públicas da EBC. A exigência da presença em eFM para receptores produzidos no Brasil foi estabelecida em 2017.

 

Tudo Rádio